O que fazer quando se pensa em desistir?

Quando você pensa em desistir

A indústria da beleza pode ser implacável. Mesmo que seja sobre fornecer serviços que façam as pessoas parecerem e se sentirem melhor, nos bastidores, nem sempre são rosas. Funcionários desonestos, chefes aproveitando-se de membros de sua equipe, gerentes sendo valentões, concorrentes jogando sujo, clientes sendo rudes, …, a realidade pode ser cruel e, às vezes, difícil de suportar.

Nós entendemos isso. Durante toda a sua carreira, haverá dias em que você vai sentir vontade de rasgar sua licença em pedaços (e possivelmente comê-la depois), fazer a mala e tentar viver de sua arte na praia. Embora o relaxamento nas belas praias seja algo que apoiamos incondicionalmente, espere um pouco. Respire, expire, conte até 10 (ou 1.000, rsrs…), tome um gole de café novo e dê uma olhada mais de perto na situação.

Dê a sua mente e corpo algum descanso

Estamos falando sério. O estresse é como o café, em uma pequena dosagem mantém você concentrado e mobilizado, mas pode ser muito perigoso quando em excesso diariamente. Se você sentir vontade de desistir, provavelmente não é uma situação única que fez com que você se sentisse desse jeito, afinal, você já está sob pressão há algum tempo. Você precisa descansar se quiser pensar claramente de novo. Desligue seu celular. Saia para uma longa caminhada. Pense em tudo, menos no seu trabalho. Tome um longo banho. Dê um tempo ao tópico até amanhã. Você realmente precisa relaxar, a mente bem descansada é muito mais produtiva e tem uma melhor capacidade de analisar situações.

Lembre-se de todas as suas conquistas

Se você está se sentindo para baixo, pode começar a sentir-se culpado, como se tudo o que deu errado fosse culpa sua. Nesses momentos, é bom pegar um pedaço de papel e anotar todas as conquistas de que você tem orgulho – até mesmo as menores coisas importam. Lembre-se de quando foi elogiado por aquela senhora idosa, que ficou muito grata pelo tratamento que você prestou? Então, o fato de você, com seus tratamentos, conseguir melhorar a auto-estima de grande parte de seus clientes é uma grande conquista. Este tipo de exercício pode lhe dar uma perspectiva completamente nova.

Seja honesto com você mesmo

Tire um momento para questionar se você estava errado sobre alguma coisa. Você fez algo que requer um pedido de desculpas? Não há vergonha em admitir que você errou. Admita seus erros, mas não embarque na viagem da culpa. Peça desculpas, compense e reflita, mas não se demore em seus erros, afinal, eles já aconteceram e o melhor que você pode fazer é se desculpar e tornar-se melhor para que eles não se repitam. E se você sentir que não fez nada pelo que deveria se desculpar, fale em sua própria defesa. Você não deve nada a ninguém. Seja assertivo e não permita que outras pessoas responsabilizem você por coisas que não são seus problemas.

Lembre-se porque você está aqui

Em algum momento, você pode sentir que odeia seu trabalho, as pessoas em seu local de trabalho e a indústria como um todo. Então, relaxe e você verá as coisas de outra perspectiva. É aconselhável pensar de novo – o que te fez tão apaixonado pela indústria da beleza? Por que você quer fazer o que faz? O seu objetivo era fazer com que as pessoas se sentissem melhor sobre si mesmas? Ou porque você ama a criatividade e liberdade artística que a indústria traz? Você ainda sente esses sentimentos, ou sua situação atual torna impossível para você se divertir mais? Isso nos leva a…

Encontre a verdadeira fonte do problema

Depois de abordar todos os pontos anteriores, é hora de uma reflexão mais séria. Você está relaxado o suficiente para pensar direito, sem ser tendencioso? Nesse caso, é importante examinar realmente a origem de sua crise. Os colapsos emocionais geralmente são causados ​​por inúmeros fatores, no entanto, geralmente há um motivo que faz com que você questione seu futuro no setor. Talvez seja um clima tóxico em seu salão, causado por um problema não resolvido que afeta o ambiente. Talvez haja um funcionário que é um discreto criador de problemas? Ou um cliente cuja atitude faz você questionar suas habilidades?

Seja qual for o caso, lembre-se de que sua saúde e bem-estar são mais importantes. Se for um problema de emprego, considere a necessidade de reintegrar ou demitir funcionários. Se é um cliente problemático, talvez seja hora de parar de atendê-lo. Se um determinado problema persistir no seu negócio, procure formas que possam ajudar a resolvê-lo de uma vez por todas. Se você tiver problemas com o gerenciamento do salão (que pode variar desde perder-se em suas próprias anotações até o desastre absoluto causado pela falta de administração do trabalho e atribuição de tarefas), você definitivamente deve procurar ajuda em assistentes digitais, como o Versum – o melhor software para salões que lhe permite gerenciar, medir e controlar o desempenho do seu negócio, tornando-o menos propenso a experimentar uma crise real.

Talvez seja hora de um intervalo

Quando um problema está profundamente enraizado, você pode realmente precisar de uma pausa maior. Às vezes você realmente precisa olhar as coisas à distância para reavaliá-las. Alguns dias ou semanas longe da sua empresa ajudarão você a entender o que realmente ama e o que gostaria de mudar.

Você já sabe a resposta

Aqui vem a verdade. No fundo, você já sabe a resposta, e você deve ouvir o seu instinto. Se você sente que ainda ama o que faz, mas há coisas que o deixam infeliz, comece a trabalhar nestas coisas. Tente encontrar sua motivação mais uma vez. Talvez seja hora de introduzir novidades no cardápio do salão, fazer cursos adicionais ou fazer um rebranding sólido. No entanto, se você tentou resolver todos os seus problemas, mas parece que a magia se foi e você não tem mais o coração para seguir, não se envergonhe em admitir isso. Seu bem-estar sempre tem a maior prioridade.

Para aqueles que ainda querem lutar por seus sonhos, aproveite seu tempo agradável para descansar, voltar com uma nova mente, repensar suas estratégias de negócios, trabalhar em sua abordagem e encontrar um ajudante em que possa confiar. Sua paixão por um pela profissão que ama vale a pena lutar. Faça isso lado a lado com o seu assistente digital Versum.

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]