Mitos sobre a concorrência na indústria da beleza

Mitos sobre a concorrência na indústria da beleza

Embora todos concordemos que a concorrência saudável mantém a qualidade dos salões sob controle, ninguém fica particularmente feliz ao ver um novo negócio, do mesmo setor, aberto do outro lado da rua. Você prefere ver a “competição saudável” aberta em algum lugar diferente do seu.

Agora, com toda a seriedade, nós sabemos que pode ser difícil manter uma abordagem saudável em relação aos seus concorrentes. As mídias sociais estão cheias de animadoras frases de efeito sobre  networking. Por outro lado, grupos fechados e fóruns para donos de salões de beleza estão cheios de histórias e alertas sobre traição e jogo sujo. Quais são os mitos mais notórios sobre como lidar com a concorrência no setor de beleza e o que você pode fazer para administrar seus negócios com sucesso e sem tensão prejudicial?

Mito nº 1: é tudo sobre empoderamento e cooperação

Você leu corretamente. Quantas vezes você já viu esse infame slogan direto do Instagram, “Ter sucesso é uma jornada, não uma competição”? Quantas vezes você já ouviu falar que a indústria deveria ser uma grande “irmandade”, onde todos nos capacitamos e elevamos uns aos outros, pois somos todos #empresários e #girlbosses? Que não se trata de dinheiro, mas de fazer parte da comunidade? Embora emocionante e edificante e seja, até certo ponto, legítimo, nem tudo é necessariamente verdade.

É sobre dinheiro. Não se trata apenas de dinheiro, mas o aspecto financeiro do seu trabalho é muito importante. Caso contrário, você não administraria um negócio, mas uma instituição de caridade.

Não nos entenda mal, a cooperação e a rede de contatos com outros salões são ótimas, portanto, sinta-se sinceramente encorajado a fazê-lo. É a mesma história sobre a mentoria, se você deseja compartilhar seu conhecimento e experiência, vá em frente. No entanto, você está aqui para fazer negócios, não para dar as mãos, cantar e enviar fotos motivacionais para o Instagram. Relações respeitosas, maduras e até cordiais com a concorrência local são mais que bem-vindase recomendadas, mas não se deixe enganar pois, assim como você, eles estão aqui para fazer negócios. Gerencie suas expectativas e não se sinta obrigado a compartilhar segredos, colaborar ou apoiar outras empresas de qualquer outra maneira, a menos que você realmente queira.

Mito 2: eles estão aqui para roubar seus clientes

Bem, pode não ser inteiramente um mito, mas é definitivamente um equívoco. Quando uma nova empresa abre nas proximidades, o primeiro pensamento na mente de seu proprietário não é reivindicar seus clientes. Eles estão aqui para simplesmente fazer negócios e, na verdade, o grupo-alvo deles pode ser diferente do seu.

Você vê, a princípio, eles podem atrair muitos de seus clientes. As pessoas gostam de visitar novos salões, por pura curiosidade ou para tentar algo novo. No entanto, os clientes têm necessidades diferentes e, portanto, o novo salão pode ser muito atraente ou completamente desagradável para eles. Existem salões focados em oferecer os tratamentos mais luxuosos, enquanto outros são sobre inovação e se especializam em looks muito modernos e de vanguarda. Há aqueles que se concentram no atendimento ao cliente, outros priorizam manter seus preços o mais baixo possível. Você tem salões acolhedores, modernos, que aceitam crianças, pet-friendly e muitos, muitos mais. Há também aqueles que se concentram em opções de tratamento específicos, como salões de beleza que se concentram principalmente em cores, noivas ou escovas modeladoras. Cada um deles terá um grupo-alvo completamente diferente. Portanto, mesmo se você é proprietário de um salão de cabeleireiro e vê outra inauguração na cidade, isso não significa necessariamente que você perderá seus clientes.

Mito 3: você nunca deve recomendá-los

Pode parecer que a primeira regra para conversar com seus clientes sobre seus concorrentes é não conversar com seus clientes sobre seus concorrentes. Afinal, por que você gostaria de ver seu cliente ir embora e se tornar um frequentador regular do salão do outro lado da rua? Bem, em alguns casos, não é tão ruim quanto pode parecer.

Digamos que você seja um proprietário experiente de um salão de renome de maquiagem definitiva. Sua empresa cresceu para se concentrar em micropigmentação de sobrancelhas. Um dia, seu cliente pergunta sobre maquiagem permanente labial.

Por um lado, você seria capaz de executar o serviço , você tem uma licença e todos os documentos necessários. No entanto, não é algo que você particularmente goste de fazer e honestamente sente que é muito melhor em fazer sobrancelhas. Você também teria que atualizar seu estoque, pois não possui os pigmentos necessários para fazer os lábios no momento. E você sabe que existe um salão na cidade onde eles fazem lábios muito bem. Então você o recomenda já que está lotado de qualquer maneira.

Se você tiver sorte e for bom de relacionamentos, acabará ganhando um aliado pois o salão especializado em maquiagem labial permanente pode recomendar seus serviços a pessoas que desejam fazer as sobrancelhas. Você também se esquivou do serviço que não se sente totalmente à vontade em fornecer e também estabeleceu a opinião de um especialista genuíno e confiável. Às vezes, é melhor desistir, especialmente se você estiver em um lugar em que não precise lutar muito por todos os compromissos.

Você pode até construir uma aliança oficial com salões que podem complementar seus serviços e se recomendar mutuamente. No entanto, você deve ter muito cuidado e ficar consciente de que a aliança não lhe trará perdas. Você precisará de estatísticas detalhadas sobre o desempenho do salão para garantir que as recomendações mútuas funcionam como deveriam. O software Versum oferece acesso a estatísticas e relatórios avançados sobre entradas, saídas, vendas no varejo, reservas por mês e assim por diante. É melhor se proteger com essa ferramenta antes de começar a formar qualquer “aliança de recomendação”.

Mito 4: você deve ignorá-los completamente

Você sempre ouve que deve manter a cabeça acima da multidão e ignorar seus concorrentes. Parece um bom conselho, mas não é completamente assim.

Sim, administrar um ótimo salão de beleza é sua prioridade e sim, você deve se concentrar em expandir seus negócios, em vez de comparar, falar mal ou sabotar outras pessoas. Ao mesmo tempo, você precisa se familiarizar com as ofertas de seus concorrentes. Talvez eles ofereçam um serviço que seja uma enorme tendência nova e você perca muitos clientes por não oferecê-lo. Talvez eles estabeleçam um novo padrão para o atendimento ao cliente e o seu não seja mais suficiente. Talvez eles tenham tomado sua melhor ideia e a tenham renovado, tornando-a ainda mais atraente para os clientes. Você precisa saber, não porque seja um espião ciumento, mas porque concorrentes dignos não apenas o conscientizam das novas tendências, mas também o incentivam a trabalhar mais e são uma ótima fonte de inspiração e superação.

Mais uma vez, manter suas estatísticas sob controle é crucial aqui. Sempre que notar uma queda repentina em suas reservas, veja o que há com seus concorrentes locais. Talvez seja hora de refletir e refrescar seus negócios.

Concorrentes valiosos podem realmente mantê-lo motivado e, se você tiver sorte, eles podem até se tornar seus amigos e parceiros de negócios. E se eles preferem jogar sujo? Bem, a perda é deles, sua abordagem tem que ser profissional, não importa o quê. Mantenha suas estatísticas sob controle com o Versum e pare de se preocupar demais com a concorrência, há espaço suficiente no mundo da beleza para todos!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]