Donos de espaços de beleza e estética: deleguem tarefas!
Caros proprietários de salões de beleza, barbearias, clínicas de estética e spas, deixe-me fazer uma pergunta: vocês realmente fazem o seu trabalho? Quero dizer, vocês realmente cumprem suas tarefas diárias… ou vocês acabam sempre indo além e executam coisas que não deveriam?
É compreensível que os empresários tendam a exagerar com o número de responsabilidades que assumem. Eles querem garantir que tudo corra bem e concluir que, se quiserem que algo seja feito da maneira certa, eles mesmos devem fazê-lo. Embora possa ser factível no início, quando você está montando a equipe e tem apenas um punhado de clientes, conforme sua empresa ficará cada vez mais difícil. Por que é tão importante aprender a delegar tarefas e responsabilidades? O que está em risco quando você não faz isso?
Dica: Antes de ler mais, veja pelo que o gerente de salão perfeito deve ser responsável. Clique aqui e faça o download da checklist que o ajudará a definir as funções do gerente.
Você está desperdiçando sua energia
Quanto mais coisas você tiver que fazer, menos atenção poderá dedicar a cada uma delas. É difícil de aceitar, mas é verdade, se você tentar fazer coisas demais, estará basicamente se concentrando em tudo e em nada ao mesmo tempo.
Qual é o problema? Em primeiro lugar, as tarefas que você deseja realizar variam de pequenas que podem esperar um pouco mais (sem mencionar que podem ser feitas por outra pessoa) a tarefas que realmente precisam de sua disponibilidade e atenção total. Se você continuar tratando-as igualmente, poderá terminar tarefas menores, mas sem tempo para concluir as tarefas importantes e você será insubstituível. É por isso que é tão importante, pelo menos, priorizar seus deveres mais importantes.
Em segundo lugar, direcionar seus esforços para pequenas coisas afasta o seu envolvimento do que afeta a eficácia do seu salão a longo prazo. Basicamente, se você estiver focando na escolha do tipo mais bonito de rosas para decorar sua área de recepção, quando deve verificar os relatórios financeiros, em alguns meses poderá acabar com o salão de beleza falido mais bonito da cidade.
Você não está avançando
Tendo tantas tarefas em seus ombros, você vive constantemente no presente. Você simplesmente não tem tempo para sentar e analisar os relatórios em profundidade, ajustar sua estratégia ou planejar algo novo. Tudo o que você faz, você faz pela metade. Suas páginas de nas mídias sociais são medíocres, na melhor das hipóteses, seu marketing é bastante monótono e sua publicidade carece de energia. Organizar eventos em seu salão ou fazer networking? Você nem pensa nessas coisas. Organizar treinamentos internos, reuniões de equipe e eventos de integração? Quando no mundo você faria isso? No final do dia, você fica feliz por ter sobrevivido a mais um dia, em vez de se perguntar como tornar o próximo ainda melhor.
Você está perto de um esgotamento físico e mental
Quando você está tentando ser uma banda de um homem só, provavelmente está voltando tarde, acordando cedo, levando o seu trabalho para casa, não fazintervalos para o almoço (ou nenhum intervalo), e assim por diante. Por enquanto, você corre com pura adrenalina e emoção, mas logo começa a ficar cada vez mais desorganizado, frustrado e cansado. Com esse estado de espírito, mesmo um pequeno inconveniente pode facilmente abalá-lo. Além disso, fazer tudo sozinho faz você se sentir muito sozinho, pois não tem com quem compartilhar suas preocupações, então é muito provável que caia rapidamente em uma crise e até desista completamente.
Seus funcionários realmente se beneficiariam da sua confiança
Você sabe quem mais sofre quando o chefe não delega? Os funcionários. Eles não adquirem experiência fora do seu escopo de prática, pois são mantidos afastados até das menores tarefas de gerenciamento. Além disso, eles não se sentem confiáveis ou valorizados, o que, com o tempo, os torna cada vez menos motivados e propensos a deixar sua empresa por completo.
O que você pode fazer?
Em primeiro lugar, você precisa mudar seu estado de espírito. Não há maneira de contornar isso. Se você deseja que sua empresa se desenvolva, é necessário dar uma parte do seu precioso poder de decisão. Se você não concordar com isso, pode voltar a administrar uma empresa muito pequena ou começar a comprar caixas para empacotar suas coisas, sua empresa não sobreviverá muito tempo.
Em segundo lugar, você precisa se sentar e criar duas listas, uma composta por todos os seus funcionários e a outra composta por suas tarefas diárias. Chegou a hora de analisar suas responsabilidades e decidir qual delas você pode (e deve) transferir. Pode ser muito difícil para você, mas seja honesto consigo mesmo. Você sabe que não cabe a você dobrar as toalhas ou desperdiçar energia no cálculo dos níveis do produto. E cuidar constantemente de sua equipe também não deve estar na sua lista de responsabilidades. Cumpra todos os seus deveres e reflita sobre a importância deles.
Por fim, é hora de olhar para a segunda lista. As tarefas menos importantes devem ser distribuídas entre outros membros da equipe, dependendo de suas experiências e habilidades. Quanto às mais importantes, você tem um funcionário realmente qualificado e capaz com o qual possa contar? Ele(a) é paciente, trabalhador e obstinado? Nesse caso, você pode perguntar se ele(a) gostaria de se tornar seu gerente. Prepare uma lista (realista) de tarefas para o funcionário e um aumento salarial adequado também. Se o funcionário concordar, observe atentamente o desempenho dele, mas faça o possível para mostrar sua confiança e apoio, em vez de forçar o caminho e apenas cobrar-lhe. Estabeleça diretrizes claras, mas deixe o gerente desempenhar seus novos deveres em paz.
Agora, não importa se você conseguiu escolher um gerente ou não, é melhor investir também em outro tipo de assistente de salão. Muitas tarefas podem ser automatizadas e entregues ao software de gestão de salão de beleza. O Versum mantém registros de clientes, fornece relatórios e estatísticas, fornece ferramentas para gerenciar o trabalho dos funcionários, permite gerenciar compromissos, comunicar-se com clientes, enviar lembretes, controlar o estoque e assim por diante. E o melhor é que você obtém todos esses recursos sem o risco de erro humano ou vazamento de dados.
Você sabe, qual é a pior parte dos problemas com a delegação de tarefas? Você está realmente ficando sem tempo. Se você não começar a delegar tarefas no momento, nada mudará e, mais cedo ou mais tarde, você será consumido pelo número de responsabilidades que assumiu. Não deixe que isso aconteça, dê a si mesmo a oportunidade que você merece e a seus funcionários a confiança que conquistaram. Conte também com o auxílio do software de gestão mais avançado para espaços de beleza e estética e comece a crescer seu negócio como nunca antes!