Dicas de como iniciar uma conversa com os clientes de seu salão
Vamos assumir, é até fácil iniciar em conversa fiada, mas desenvolver uma conversa saudável e produtiva é uma arte. Profissionais que trabalham na indústria da beleza são conhecidos pela facilidade em conversar com seus clientes que estão ali para relaxarem e ficarem ainda mais bonitos. A maioria das pessoas considera visitar seu salão favorito como uma forma de terapia.
No entanto, nem todo cabeleireiro é abençoado com o dom de iniciar discussões interessantes, e até mesmo os mais habilidosos passam por momentos em que “dá um branco” e não vem nenhum assunto em mente. Portanto, quais são as características dos cabeleireiros com os quais os clientes querem conversar?
Como quebrar o gelo
Antes de começarmos a analisar como fazer uma boa conversa, devemos nos questionar “quando falar?”. Nem todo cliente quer se envolver em um bate-papo e isso é perfeitamente normal. Alguns preferem ficar com seus próprios pensamentos, estão cansados demais para falar, são muito tímidos ou até querem tirar um cochilo durante o tratamento. Observe suas reações e seja empático. Se eles lhe responderem com frases curtas e genéricas ou se parecerem mais cansados, simplesmente deixe-os relaxarem e aproveitarem aquele tempo para eles mesmos. O feeling do profissional é muito importante para identificar o perfil do cliente, e um software completo de gestão de negócios de beleza, como o Versum, também auxilia neste quesito ao permitir que você adicione qualquer detalhe e característica importante de seus clientes em seu cadastro.
Assuntos para quebrar o gelo
Assuntos relacionados ao tratamento
Eles são sempre uma ótima idéia e uma escolha muito segura que faz maravilhas para novos clientes. Esses tópicos são pessoais, mas não muito privados, sempre relevantes e fornecem informações sobre as necessidades e preferências de seus clientes. Os clientes tendem a gostar deles porque os fazem sentir-se tratados com seriedade e com a devida atenção.
Você pode perguntar, por exemplo:
- O que você gosta / não gosta do seu cabelo/pele/unha?
- O que você acha que ocupa muito tempo na sua rotina de cuidados diários?
- Como você costuma pentear seu cabelo/manter sua mão feita?
- Que produtos você usa? Quais produtos você não gosta de usar?
- Você já fez XYZ antes? Por que ou por que não?
- Existem tratamentos que você sempre teve curiosidade?
- Imagine que, durante um tratamento, um cabeleireiro usa um produto que resolve completamente seus problemas de cabelo, mas é muito caro. Você compraria?
- Como seria o penteado dos seus sonhos?
E assim por diante.
Dica: educar, nunca criticar. Ninguém gosta de se sentir julgado, especialmente por um especialista.
Hobbies e entretenimento
Tópicos agradáveis, neutros e bastante universais. Quem não quer falar sobre seus hobbies? Perguntar aos clientes sobre seus interesses é um bom começo, porque esse tipo de conversa pode continuar. Se eles fizerem algo de que tenham orgulho, ficarão felizes em falar sobre isso. Quem não quer se mostrar um pouco e ser reconhecido?
Livros, filmes, shows, videogames e destinos de viagens favoritos são outro bom exemplo. Você pode até achar um tópico comum e passar o resto da visita num empolgante debate sobre Friends, Grey’s Anatomy ou alguma novela. No entanto, evite dar opiniões muito duras e sob nenhuma circunstância você deve jogar spoilers!
Você pode perguntar, por exemplo:
- O que você gosta de fazer no seu tempo livre?
- Qual sua maior paixão?
- Você gosta de atividades criativas?
- Qual foi o último livro que você leu e gostou?
- Existe um programa de TV que você assiste?
- Existe um filme que sempre faz você chorar?
- Existe um programa de TV ou um filme que você acha superestimado?
E assim por diante.
Eventos e datas festivas
Estes trabalham para a maioria dos clientes e são ótimos para estabelecer um clima específico. Desvantagens? Eles são relevantes apenas no momento dos próximos eventos ou feriados. Além disso, seu cliente pode ser de um grupo ou cultura diferente. Tenha cuidado e observe quaisquer sinais de indigestão ou confusão.
Você pode perguntar, por exemplo:
- Como sua família celebra o Natal?
- Você tem alguma lembrança engraçada da infância na época do Natal?
- Qual é a melhor fantasia de Halloween que você já teve?
- Você gosta de se fantasiar no Carnaval? Por que ou por que não?
- Onde você passa a véspera de ano novo este ano?
Assuntos light para passar o tempo
Por último, um grupo de perguntas agradáveis, não intrusivas, que você sempre pode colocar na conversa.
- Você tem um animal de estimação? Me fale sobre isso!
- Qual é a sua refeição / sobremesa favorita?
- Qual é a sua estação favorita do ano e por quê?
- Quais são os seus planos para o fim de semana?
- Você pode me recomendar um bom restaurante / bar / café na cidade?
Assuntos a serem evitados para quebrar o gelo
Política
Há apenas um lugar pior para iniciar uma discussão política do que em uma família, e esse é o seu local de trabalho. Deixe suas opiniões em sua cabeça. Quando uma conversa começa com uma declaração política, a situação pode se transformar em tumulto rapidamente. Às vezes pode ser difícil ficar quieto quando um cliente expressa uma opinião que conflita profundamente com suas crenças pessoais, mas seja paciente e tente permanecer o mais neutro possível.
Religião
Reconsidere perguntar ou comentar com um cliente sobre suas opiniões religiosas, pois isso pode parecer pouco profissional e eles podem não estar abertos à este tipo de discussão.
Finanças
O dinheiro faz o mundo girar, mas falar em dinheiro faz a conversa ficar estranha. Por mais curioso que seja, nunca pergunte aos seus clientes sobre o salário deles. Evite responder a perguntas sobre o seu também. Enquanto o cliente está na cadeira, os únicos números de que você fala são cores da tintura!
Seguir essas regras permitirá que você evite tópicos controversos e ajude a conquistar a confiança de seus clientes. É inteligente tomar notas, pois algumas informações podem ser úteis durante as próximas visitas de um determinado cliente e você pode não ser capaz de se lembrar de todas elas sozinho. O Versum irá ajudá-lo a manter todos os dados com segurança e conveniência em um só lugar!