Como aumentar as vendas da recepcionista de seu salão?
Quando você leva em consideração os deveres de uma recepcionista em um salão de beleza, a primeira coisa que pode vir à mente é alguém que passa a maior parte do dia cumprimentando os clientes, gerenciando a agenda de visitas e mantendo a ordem no local de trabalho. E quando o cliente chega, eles preparam um bule de café fresco e os cumprimentam com um sorriso. Embora estas sejam algumas de suas tarefas, você pode aumentar suas vendas implementando estas 5 etapas!
PASSO 1: Melhor incentivo ao cliente
Além de manter a ordem e uma aparência estética geral do salão, a recepção desempenha um papel importante para os clientes, desde a promoção de produtos e serviços até o agendamento e o check-out.
Quando você investe em publicidade online, espera que o cliente seja impactado e ligue para reservar um serviço. No entanto, é preciso levar em consideração que os clientes em potencial que ligam para o salão de beleza, muitas vezes, precisam de alguma informação adicional para decidir se o serviço no qual estão interessados é adequado para eles. No entanto, recepcionistas de salão geralmente se concentram em preencher vagas vazias na agenda de compromissos, sem conhecer os serviços e tratamentos em detalhes. Se os clientes em potencial não se sentem seguros, é possível que respondam que precisam de um tempo para decidir o que gostariam de fazer ou , ainda pior, eles marcam uma visita e decidem não comparecer.
Portanto, é vital que sua recepcionista conheça seus serviços e saiba a abordagem correta para garantir aos clientes em potencial que o seu salão é o lugar perfeito para marcar uma consulta! Ensine sua recepcionista a fazê-lo efetivamente, como você o faria, recomendando serviços ou especialistas específicos para garantir que seu cliente em potencial se sinta em casa e bem atendido no seu salão. E não se esqueça, recepcionistas muitas vezes não tem todo o conhecimento técnico que você e seus outros funcionários possuem, então é preciso ter paciência para ensiná-las as características mais importantes de cada tratamento.
PASSO 2: Apresentar os benefícios dos tratamentos e produtos
“O tratamento revitaliza o cabelo, corrige folículos danificados, reduz as rugas, etc …”. Fazer com que sua recepcionista promova um produto ou serviço dessa maneira é como música para os ouvidos dos donos de salões. Mas isso é suficiente para um potencial cliente tirar proveito de seus serviços e produtos? Se outras empresas promoverem seus serviços e produtos usando a mesma linha, a decisão do cliente será baseada no preço. Portanto, criar a lista perfeita de benefícios é fundamental!
Com seus especialistas em cada tratamento, desenvolva uma lista de benefícios para a recepcionista e certifique-se de incluir argumentos convincentes sobre por que os clientes em potencial devem escolher seu serviço ou produto em relação à concorrência.
Aqui estão algumas das coisas que você deve incluir na sua lista:
- O que faz com que o produto ou serviço realmente se destaque? Mencione os ingredientes do produto, ferramentas usadas para um serviço específico e todos os outros fatores que tornam o tratamento ou produto único. Alguns clientes podem reconhecer um ingrediente em um de seus produtos de um que eles usaram em casa. Esteja preparado para explicar por que isso acontece e por que seu produto é a melhor escolha.
- O que isso faz? Como funciona? Quais são os efeitos após o tratamento? Explique aos clientes em potencial quais os efeitos que eles podem esperar após o primeiro tratamento e como os retoques ajudarão a criar o resultado final perfeito.
- Como a transformação afetará sua vida diária? Mencione os grandes benefícios que seus tratamentos proporcionam! Se o serviço reduzir as olheiras, inclua que o cliente não precisa gastar dinheiro em corretivos. Isso é mais convincente do que o habitual “refresca e rejuvenesce a aparência”. Quanto mais detalhes você fornecer sobre os benefícios de seus tratamentos, mais convencido ficará o cliente.
PASSO 3: Aconselhe efetivamente os clientes indecisos
Uma recepcionista de cabeleireiro geralmente precisa realizar várias tarefas em qualquer dia comum: receber pagamentos de clientes, apresentar novos produtos aos clientes, receber novos clientes em potencial e, ao mesmo tempo, um cliente liga e pergunta: “Eu gostaria de perguntar sobre aumentar o volume do cabelo. Quais serviços você recomenda para isso?” Nesta situação, não é de admirar que a recepcionista não se sinta à vontade para recomendar nada. Isso, porém, leva a problemas. A cliente pode ficar irritada porque a recepcionista não é capaz de aconselhar pelo telefone, ou não tem competência para falar em nome de um cabeleireiro. Redirecionar a cliente ao seu site pode incomodá-la, pois ela está ligando justamente para não ter que vasculhar seu site.
Para ajudar a tirar um pouco da carga das costas de sua recepcionista, investir em um software para salões de beleza funcionaria de maneira ideal para ajudar a gerenciar reservas, pagamentos e tarefas diárias. No entanto, quando se trata de atendimento ao cliente, ensinar sua recepcionista como falar com os clientes por telefone e resolver suas dúvidas é muito importante. Quando os clientes fazem perguntas gerais, uma boa resposta pode ser: “Você tem algo específico em mente, posso aconselhá-lo?”. Forneça vários benefícios que podem ser importantes para o cliente em potencial. Saber o que o seu cliente está procurando cria a oportunidade perfeita para promover um produto ou serviço específico. A recepcionista pode explicar, por exemplo: “Quando se trata de revitalizar o cabelo, nossos estilistas geralmente oferecem o tratamento X, que é seguro e eficaz, por apenas R$120,00, mas acho que seria melhor que você viesse para uma consulta gratuita. Assim, ficaremos felizes em lhe dar uma recomendação mais precisa”.
Essas conversas com os clientes melhoram o atendimento ao cliente e ajudam a promover tratamentos mais caros ou menos conhecidos. No entanto, não é recomendado prolongar artificialmente a conversa quando o cliente fizer perguntas bem específicas ou quiser apenas agendar um serviço básico, como luzes, pois isso pode ser contraproducente na empresa.
PASSO 4: Faça com que sua recepcionista venda mais produtos e tratamentos
A recepcionista tem um grande impacto no número de produtos vendidos ou tratamentos que um cliente agenda. No entanto, há um problema quando se incentiva espontaneamente o cliente a fazer uma compra adicional. Se você não argumentar por que vale a pena fazer uma compra adicional, o cliente pode perceber seu discurso de vendas como um incentivo automático, usado frequentemente em torno da maioria dos postos de gasolina. Isto é mais frequentemente respondido com o habitual “Não, obrigado”. Portanto, é vital para a sua recepcionista explicar por que o cliente deve estar interessado em outros tratamentos. Exemplos:
- para garantir que os efeitos do tratamento durem (como uma coloração mais longa)
- para economizar dinheiro (ao comprar um pacote de serviços / produtos)
- para complementar um tratamento (como uma hidratação após uma coloração intensa)
PASSO 5: Planeje seu próximo passo
Uma das principais razões para a baixa eficiência dos funcionários é a falta de tarefas precisamente definidas. Quando você quer que sua recepcionista recomende tratamentos e cosméticos, as chances são de que ela não o faça sem ser encorajada. Portanto, ajude-a a preparar um plano específico para vender mais, como:
- fazer uma lista de tratamentos que sua recepcionista deve promover e seus benefícios;
- decidir quais produtos e tratamentos seriam apropriados para um grupo de clientes específico (ou seja, clientes com cabelo seco e quebradiço estariam interessados em serviços e produtos de condicionamento);
- planejar o que exibir na recepção e na sala de espera (informações, folhetos, produtos);
- saber o que informar a um cliente quando a recepcionista o recebe e antes dele sair;
- definir comissões sobre as vendas.
O primeiro contato entre o cliente e o salão é muitas vezes o momento decisivo em que um cliente escolhe ficar no negócio ou ir para outro lugar. Portanto, além do significativo papel organizacional da recepcionista, vale a pena dedicar um tempo para aprender e verificar a eficácia de suas atividades. É necessário enfatizar a importância de seu trabalho e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes como e o que dizer sobre os benefícios de tratamentos específicos e cosméticos, organizar um cronograma de incentivos a serem feitos durante a primeira consulta e como incentivar os clientes a comprar produtos. Graças a isso, sua recepcionista estará ciente das responsabilidades e prontas para exercê-las com maestria.
As primeiras impressões do cliente em potencial do seu salão são formadas pela sua recepcionista, o que torna a pessoa mais experiente e prestativa atrás da recepção ainda mais importante. Trabalhe com a sua recepcionista de mãos dadas para aumentar as vendas e encorajar possíveis clientes a escolher o seu negócio em relação à concorrência.