5 coisas que donos de salão gostariam que seus clientes entendessem
Já aconteceu com todo dono de salão, cabeleireiro, manicure ou maquiador – um cliente entra para a consulta, senta-se em na estação de trabalho designada e, de forma não muito agradável, reclama de algo no salão. Você mantém a compostura e deixa o comentário passar. Uma vez terminado o tratamento, eles caminham para pagar na área da recepção e começam a reclamar assim que vêem a conta.
Você sente a necessidade de dizer algo em sua defesa, mas, em vez disso, pede desculpas ao cliente e tenta acalmá-lo, esperando evitar uma avaliação negativa. O cliente paga e sai tempestuoso do salão.
Em vez de morder a língua, você gostaria de explicar aos seus clientes por que as coisas são como são. Aqui estão algumas das coisas mais comuns que as equipes de salão desejam que seus clientes saibam sobre seu ofício.
Preços
De longe, o mais irritante para as equipes de salões são clientes que reclamam do seu preço. Isso geralmente ocorre na indústria do cabelo e beleza por várias razões. Normalmente, os clientes comparam seus preços aos de outros salões, ou simplesmente não esperam pagar muito por seus tratamentos ou produtos. Se um cliente já visitou um salão de menor qualidade e, em seguida, um mais sofisticado, não é surpresa que eles estejam chocados com as diferenças de preço, mas eles estão comparando dois negócios de qualidade diferentes.
Para reduzir o fator de choque que seus preços têm sobre os clientes, é importante explicar-lhes por que seus preços são o que são. A qualidade dos produtos utilizados, a equipe qualificada e os efeitos duradouros têm impacto no seu preço, portanto, certifique-se de que os clientes saibam disso. É importante que você comunique ao seu cliente que você faz o seu melhor e que seus serviços tem um valor justo pela qualidade do atendimento e dos resultados.
Comunicação
Quem, no seu perfeito juízo, decide mandar uma mensagem ou telefonar para o cabeleireiro às duas da manhã para reservar um tratamento? Infelizmente, alguns clientes do salão o fazem. Embora todos os empresários gostem de se manter ocupados, contatá-los após o horário de trabalho é uma forma de acabar na lista negra. Proprietários e estilistas de salões precisam de seu sono de beleza, e alguns clientes simplesmente não levam isso em consideração.
Certifique-se de que você não está distribuindo seu número pessoal para os clientes, pois eles ligarão para você a noite toda! Em vez disso, você tem o Versum à sua disposição para ajudar! Ative sua página de reservas online e permita que os clientes façam reservas 24 horas por dia, sem atrapalhar você. Assim você pode aproveitar seu tempo livre e ele será produtivo para seu salão da mesma forma.
Clientes que marcam e não vão
Este é um verdadeiro pesadelo de salão, o não comparecimento do cliente não apenas frustra a equipe, mas também deixa furos em seus agendamentos, durante os quais os funcionários ficam esperando para serem preenchidos. Os clientes acham que preencher o espaço vazio não é problema para o salão. É necessário promover o espaço livre nas mídias sociais ou ligar para os clientes agendados e perguntar se eles gostariam de mudar seus compromissos pelo tempo. Se ninguém reservar a vaga, a equipe pode ficar de saco cheio e seu salão perde dinheiro.
Todos os dias, as equipes de salão procuram formas eficazes de evitar este problema. Um método comprovado é colocar um depósito não reembolsável em reservas para clientes com histórico de compromissos perdidos ou negar acesso para um cliente que não comparece e que tenta fazer uma reserva online com você. É importante que você fale com seus clientes sobre esse assunto e os informe sobre os efeitos colaterais de ter um não comparecimento no salão. Ao usar o Versum, seu sistema enviará, automaticamente, um lembrete (de SMS e/ou e-mail) para cada cliente antes do horário agendado. Essa funcionalidade reduz o número de clientes que não comparecem em até 70%.
Pedidos ridículos
Você já teve um cliente que visita sua empresa com sua própria tintura de cabelo e solicitou que você a aplicasse? Eles podem não pensar em nada, mas você, por outro lado, provavelmente está furioso por dentro. Isso não só é desrespeitoso para com você e sua equipe, mas também mostra os hábitos do cliente. Um cliente também pode trazer seu próprio produto porque acha que é o melhor, mas é melhor ter um tratamento com um produto aprovado profissionalmente. Além disso, você pode ser responsabilizado se, depois de usar o produto do cliente, o cabelo for arruinado.
Na próxima vez em que um cliente entrar em seu salão com uma coloração comprada em loja, mencione que você não está familiarizado com o produto e que só utiliza produtos capilares de nível profissional. Ele também pode fortalecer sua posição como especialista no assunto se você explicar os benefícios de seus produtos em comparação àqueles comprados nas lojas de cosméticos e supermercados locais. Os clientes que têm uma tendência de trazer seus próprios produtos devem ter este detalhe anotado seção de registros de clientes do Versum. Na próxima vez que fizerem uma visita, você saberá o que esperar deles, permitindo que você se prepare adequadamente.
Trazer crianças
As crianças no salão podem ser um pesadelo para os funcionários, especialmente se forem mal educados ou arteiros. Seus cabeleireiros têm chapinhas, aparelhos de babyliss, secadores de cabelo e tesouras em suas estações de trabalho, o que pode ser um risco de segurança para as crianças. É principalmente por causa disso que alguns salões negam o acesso a clientes com crianças, além do fato de que uma criança chorando ou dando trabalho apenas atrapalha outros clientes que visitam o salão para relaxar e descontrair.
Para apaziguar as duas partes, verifique seu calendário no Versum e procure agendar este cliente em um horário de pouco movimento, certifique-se também de guardar equipamentos potencialmente perigosos das estações de trabalho. Também pode valer a pena investir em uma área kids com alguns brinquedos e TV para as crianças passarem o tempo durante o tratamento da mãe ou do pai. Para reservas futuras, certifique-se de observar que este cliente pode ir ao salão com seus filhos e de perguntar a outros clientes se eles estão bem com isso.
Embora o cliente seja um rei, você gostaria que eles estivessem mais bom-senso e informações sobre as políticas do seu salão! Mas a realidade é que eles pagam para estar em seu salão e não levam em conta o funcionamento interno de sua empresa. No entanto, para ajudá-lo a se preparar para a chegada de cada cliente com suas características diferentes, você tem um software para barbearia confiável ao seu lado! Teste o Versum gratuitamente hoje e comprove como irá ajudá-lo a manter o controle de sua empresa!