Os arrependimentos mais comuns de donos de espaços de beleza e estética
Todo profissional de beleza e estética tem dias em que todos os erros que cometeram em seu trabalho voltam para assombrá-los. Naqueles dias, você se põe pensando em voz alta: “Caramba, por que eu não pensei nisso ou naquilo?” A única coisa que você pode fazer agora é seguir em frente e educar a próxima geração de aspirantes a profissionais de beleza para não cometerem os mesmos erros que você fez no passado. Então, quais são os principais arrependimentos que os proprietários de salões costumam ter?
Falta de foco em clientes fiéis
O pecado mais antigo da indústria de beleza e estética, conhecido por quase todos os empreendedores desta área, é não prestar atenção suficiente aos seus clientes fiéis. É contra-intuitivo se você pensar nisso, pois todo mês você gasta quantias ridículas em campanhas de marketing para atrair novos clientes para o seu negócio. Depois que eles se tornam seus clientes fiéis, você continua se concentrando em conquistar novos clientes. Seus clientes fiéis veem isso e procuram outro salão que realmente os valorize. Todo esse trabalho duro acaba sendo inútil.
Isso remonta à idéia de qualidade versus quantidade. Você está focado em obter o maior número possível de reservas ou pretende se tornar um negócio de primeira linha? A princípio, a abordagem quantitativa pode parecer mais atraente para você, e apenas o pensamento de ter a agenda constantemente preenchida parece um sonho se tornando realidade. Mas os donos de salões de beleza e espaços de estética que seguiram esse caminho logo começaram a ver as consequências. As baixas temporadas foram desastrosas, pois novos clientes pararam de chegar e, para trazê-los de volta, os donos dos salões tinham de oferecer descontos altos, o que, por sua vez, aumentava o número de clientes caçadores de pechinchas.
A solução para este problema
Obviamente, focar em clientes fiéis! Isso não significa ignorar novos clientes, mas distribuir sua atenção entre as duas partes. Seus clientes fiéis adoram visitar sua empresa e apoiá-la de todo o coração e querem ajudá-la a crescer. Esses clientes são confiáveis quando se trata de promover seus tratamentos, recomendar amigos e familiares e marcar horários com você, mesmo durante períodos baixos. Então, por que não recompensá-los por isso? A criação de campanhas com ofertas leva muitos proprietários de salões a desistir rapidamente da ideia, no entanto, existe o Versum! O sistema possui um programa de fidelidade integrado, projetado para recompensar automaticamente seus incríveis clientes com uma série de pontos por suas compras e referências. Tais pontos podem ser trocados por um de seus grandes prêmios! Mais informações sobre o Programa de Fidelidade podem ser encontradas aqui.
Não focar o suficiente nos negócios
Um arrependimento compartilhado por especialistas em todo o setor é não pensar como uma pessoa de negócios. Você fez incontáveis cursos para aperfeiçoar suas habilidades técnicas – seja para coloração de cabelos, unhas, maquiagem permanente ou cílios volumosos russos. Mas ninguém nunca ensinou como lidar com a coleta de estatísticas, taxas de comissão e marketing. Claro, você conhece os conceitos básicos de marketing de seu salão e tratamentos, mas o resto é um mistério para você. Em tais situações, os proprietários do salão recorrem aos consultores para ajudá-los a calcular seus números, pelos quais eles acabam pagando uma quantia alta. Embora seja mais conveniente para os proprietários passar a tarefa para outra pessoa, o principal arrependimento que eles têm é não se esforçarem o suficiente na gestão de seus negócios.
A solução para este problema
Considere fazer um curso de sucesso de salão de beleza! Embora você tenha estudado o suficiente para duas vidas, você não deveria ficar sem este curso. Esses tipos de cursos se concentram nos aspectos de execução e gerenciamento de um salão, que muitas vezes são deixados de fora das aulas de especialização. Depois de concluir, você entenderá melhor como deve coletar suas estatísticas e planejar campanhas de marketing com base nelas. O Versum também pode ajudá-lo nessa área, o software conta com estatísticas que mantém você atualizado sobre suas vendas, popularidade dos tratamentos, fontes de aquisição de clientes, horários de trabalho da equipe e mais. Veja seus números para ver quais tratamentos e produtos não estão sendo vendidos. Com seus números em mente, crie uma oferta para estimular suas vendas e lançar sua campanha diretamente do Versum.
Não ser assertivo o suficiente
Os únicos profissionais que se arrependem de não serem assertivos o suficiente em sua profissão são aqueles que percebem sua falta. Aqui está um exemplo comum das consequências de não ser um líder assertivo: você aceita marcar novos compromissos para clientes que várias vezes marcaram horários mas não compareceram. Você sabe que eles provavelmente não irão, mas você aceita o compromisso deles de qualquer maneira. Você pede que eles cheguem a tempo ou o notifiquem se precisam reagendar, mas, para variar, eles não aparecem. Você desanimadamente cai e murmura para si mesmo, “que ódio, talvez da próxima vez”. Esse tipo de comportamento mostra que você não leva tão a sério o tempo e o dinheiro desperdiçados com esses clientes, o que se torna uma quantia substancial no final do mês. E se você está tendo dificuldades em ser assertivo com os clientes, pense na sua equipe. Se eles perceberem que você não está agindo de forma assertiva sobre seus negócios, eles também começarão a agir desta forma, você é um exemplo para eles.
A solução para este problema
Você precisa recuperar seu salão, criando e implementando políticas rigorosas! Certifique-se de criar uma versão para funcionários e para clientes. No caso dos clientes, inclua que comportamentos indisciplinados, cancelamentos tardios e reincidência de não comparência não serão tolerados e tente não exagerar dê um aviso ou dois. Quanto aos funcionários, crie uma política que cubra atrasos no trabalho, roubo e comportamento indisciplinado, mas certifique-se de não parecer muito autoritário! Publique online suas políticas para clientes e compartilhe as de sua equipe com cada funcionário, para mostrar que você está falando sério.
Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, ou seja, é melhor evitar fazer coisas que possam levar problemas para o seu salão no futuro. Certifique-se de focar em clientes fiéis, manter-se informado sobre os negócios e ser mais assertivo em seu salão . E deixe o Versum ajudá-lo ao longo do caminho – teste Versum grátis hoje!