O que considerar e como abrir um salão de beleza?

Como abrir um salão de beleza

É o sonho de quase todo cabeleireiro, manicure e maquiador: operar, um dia, seu próprio negócio. Ir de um salão para outro não é apenas estressante, mas muitas vezes vem com cargas de papelada, sem contar o tempo para se acostumar a cada negócio. Para alguns profissionais de beleza, chega o dia em que eles têm que colocar o pé no chão e acabar com seus hábitos nômades. A maioria deles vai se estabelecer no salão de outra pessoa, mas alguns tentarão criar o seu próprio negócio e, então, se perguntarão “quanto custa e como abrir um salão de beleza?“.

Quanto custa abrir um salão de beleza?

É impossível ter uma resposta precisa para esta pergunta, afinal, saber quanto custa abrir um salão de beleza depende de vários fatores como o tamanho do salão, serviços oferecidos e a cidade, que influenciam o valor do aluguel, por exemplo.  No entanto, independente disso, para abrir um novo salão de beleza você deve considerar os seguintes custos:

  • Abertura de empresa – você precisará ter uma empresa (Pessoa Jurídica) aberta para começar a operar um negócio legalmente, para isso precisará preparar uma série de documentos e materiais necessários para abrir um salão de beleza e, talvez, precise da ajuda de um contador.
  • Aluguel do prédio – caso você não tenha um lugar próprio para o salão, você terá que alugar um estabelecimento e, talvez, até investir um pouco para adaptá-lo ao um salão.
  • Móveis, equipamentos e ferramentas – você terá que comprar todos os móveis (cadeiras, mesas, espelhos, balcões, armários, prateleiras, carrinhos, etc.), equipamentos (secadores, pranchas, vaporizadores, máquinas de cortar cabelo, aparelhos de baby liss, estufas de unhas, luzes focais, etc.) e ferramentas (tesouras, pentes, escovas, bobs, presilhas, elásticos, grampos, pincéis, etc).
  • Produtos e cosméticos – você terá que começar suas operações com um estoque de cosméticos para oferecer seus serviços e tratamentos, como shampoos, condicionadores, cremes, definitivas, progressivas, maquiagens, colorações, esmaltes, entre outros.
  • Contratação de especialistas – você terá que contratar (como funcionários ou salões parceiros) prestadores de serviços de beleza e estética para trabalharem com você, como cabeleireiros, assistentes, maquiadores, manicures, pedicures, barbeiros e, talvez, até uma recepcionista ou um gerente de salão de beleza.
  • Divulgação – você terá que divulgar que está abrindo um negócio e esta atividade de marketing e propaganda tem um custo significativo. Você  deve, antecipadamente, criar perfis empresariais no Facebook e Instagram e pode anunciar nas mídias sociais para clientes em potencial de seu bairro e/ou cidade, no rádio, num jornal local, com panfletos e banners na rua ou até mesmo andar pelo comércio local e avisar em todas as lojas (o boca-a-boca da inauguração de um novo salão é uma das melhores estratégias).
  • Evento de inauguração – todo salão que se preze, por menor que seja, deve fazer uma semana de inauguração na qual mantém-se um clima de comemoração. Ofereça bebidas e drinks especiais, coloque um som ambiente agradável e aproveita para já cadastrar seus novos clientes em seu programa de fidelidade.

Portanto, a resposta para a pergunta “quanto custa ou quanto se gasta para abrir um salão de beleza?” é “depende”. Abrir um salão de beleza pode custar alguns poucos mil reais, para um salão pequeno na sala de sua casa, a até algumas dezenas ou centenas de milhares de reais para grandes salões com várias especialidades. Avalie o tamanho do salão que você deseja abrir e, então, pense e estabeleça um orçamento necessário para cada um dos itens anteriores para ter uma boa estimativa do quanto precisará para abrir seu salão.

Como abrir um salão de beleza?

Você já está na indústria por um tempo e, finalmente, decidiu criar um nome para si mesmo. Após longas horas de análises de custo, você decide: “quero abrir um salão de beleza!”. Após outras tantas horas (na verdade dias e até meses) de planejamento e papelada, você já lidou com toda a burocracia, organizou o estabelecimento onde irá operar e está quase pronto para abrir as portas do seu próprio salão! Você está, então, pronto para abrir seu salão, correto? Não, na verdade você ainda tem que pensar em mais uma coisa antes disso: administração. A gestão de um salão de beleza começa antes mesmo de sua abertura e é sobre essa ótica que vamos analisar e dar dicas de como abrir um salão de beleza.

Como você está quanto a contratar funcionários, criar um menu de serviços, fazer marketing e promoção e gerenciar seu negócio? Antes de meter os pés pelas mãos, veja o que você deve levar em consideração antes de abrir as portas do salão.

Contratando pessoal

É óbvio que você planejou contratar funcionários para o seu salão, afinal, como você conseguiria oferecer todos os serviços e gerenciar tudo desde antes  da inauguração sem eles? Mas quem exatamente você deveria contratar? Aqui está um pequeno conselho: evite procurar pessoal inexperiente que acabou de sair do instituto de formação. Claro, eles são menos caros em termos de manutenção, mas se você não tem experiência anterior em conduzir um salão de beleza por conta própria, e eles não têm experiência em trabalhar em um, então você tem a receita perfeita para o desastre. Se você está pensando em contratar pessoal inexperiente, certifique-se de ter pelo menos alguma experiência em administrar o salão ou ter pelo menos um funcionário capacitado.

Isso não significa que você deve procurar os especialistas mais experientes do mercado. Crie uma equipe com diferentes níveis de experiência! Invista em uma recepcionista que tenha trabalhado em outros salões, a fim de obter algumas dicas para administrar o negócio com eficiência, bem como alguns profissionais experientes. Se o seu salão está sobrecarregado de clientes no dia da abertura, você precisa de alguém que saiba como trabalhar com os clientes e não entrar em pânico. Seu processo de recrutamento deve começar pelo menos um mês antes da sua inauguração, a fim de encontrar a equipe certa e familiarizá-los com seus tratamentos e com a maneira como você planeja administrar o salão.

Criando seu menu

O menu de serviços de seu salão de beleza é o coração do seu negócio, afinal, é o que atrai os clientes! Ao criar o seu, você deve incluir apenas tratamentos que você e os especialistas que trabalharão em seu salão de beleza são qualificados e/ou certificados para fornecer. Por motivos óbvios, um artista de maquiagem permanente não deve testar sua sorte em um cliente que deseja preenchimento labial, especialmente se não tiver certificação para fornecê-lo. Pesquise os tratamentos que você é capaz de fornecer, contrate com profissionais certificados para fornecer os que você não é capaz ou faça cursos adicionais para expandir suas opções no salão.

Você também pode querer incluir tratamentos adicionais no seu menu de serviços se sua equipe estiver certificada em fornecê-los. Isso é ideal para aumentar sua variedade e quantidade de clientes, no entanto, você também deve ser cauteloso. Se apenas um membro da equipe é certificado e experiente na realização de um tratamento específico, você pode ter problemas se eles estiverem ausentes do seu salão. Imagine se sua única designer de sobrancelhas estiver em férias e ninguém puder cobrir para ela. Por isso, considere adquirir o Versum para o seu salão. Este software de gestão, especializado em estabelecimentos de beleza e estética, vem com uma opção de controle de agenda e reservas online que pode ser personalizada de acordo com a disponibilidade de cada membro de sua equipe.

Não se esqueça, você também precisará de suprimentos para abrir seu salão de beleza! A compra de tesouras de segunda mão, secadores de cabelo e outros equipamentos não desvaloriza o seu salão de beleza, contanto que tudo esteja em perfeitas condições de funcionamento. Quanto aos produtos, sua decisão deve ser baseada em vários fatores, como: o produto é acessível? Corresponde à qualidade do seu salão? A marca é respeitável no setor? Você sabe como aplicá-lo? Proprietários de salões, muitas vezes, cometem o erro de comprar produtos top de linha apenas para criar uma ótima primeira impressão em seus novos clientes. Embora essa seja uma boa ideia para atrair clientes, ela pode ser prejudicial a longo prazo pois seu custo pode tornar-se muito alto para seu público alvo e há produtos tão bom quantos no mercado, porém, mais acessíveis. Assim, é muito importante adequar os produtos que usar à imagem de seu salão e ao seu público.

Dica: estabeleça uma tabela de preços ao menu de serviços de seu salão de beleza que ajude seu salão a atrair mais clientes e lucar mais.

Marketing

Você provavelmente está se perguntando por que essa seção está tão abaixo na lista, mas há uma boa razão para isso. O marketing do seu salão deve ser feito somente quando sua equipe conhecer suas prioridades, você tiver um menu de tratamento sólido, tiver adquirido o equipamento certo e tiver a gerência sob controle.
Inicie suas campanhas pelo menos duas semanas antes da abertura. Crie fanpages e perfis em  mídias sociais (Facebook e Instagram) para sua empresa e lance anúncios nelas, promovendo sua inauguração. Ou melhor ainda, faça alguns amigos na área! Visite seus cafés e restaurantes locais e convide sua equipe para vir, mas também pergunte se você pode deixar alguns dos seus cartões de visita no caixa. Você também pode querer considerar pagar por um anúncio em seu jornal ou rádio local.

Sua inauguração foi um sucesso, a equipe estava bem organizada e os clientes tiveram uma ótima experiência, mas você ainda não terminou! Antes de os clientes saírem, mencione que você gostaria de lhes oferecer uma boa oferta por participarem da inauguração. Peça a eles que forneçam seus nomes e informações de contato para receber a oferta. Ao fazer isso, você constrói seu banco de dados de clientes, que pode ser usado para trazê-los de volta durante uma baixa temporada, ou para seu programa de fidelidade e de recomendações, no qual seus clientes trazem seus amigos juntos e ganham mais pontos para trocar por prêmios e descontos em seu salão. Tudo isso é gerenciável em seu software para salão de beleza Versum.

Gerenciando o salão

Agora vem a parte “divertida” que todo futuro dono de salão,  barbearia,  spa ou clínica de estética aguarda: papelada e estratégias de negócios! Infelizmente, esse sarcasmo não pode esconder a realidade, você vai ter muita papelada para fazer e estratégias de negócios para criar! É melhor começar a coletar dados desde o primeiro dia, já que tudo o que você fizer naquele dia afetará seu salão a partir de então. Felizmente, você não tem nada para se preocupar! O Versum coleta e organiza todas essas informações, em tempo real. Todos os tratamentos oferecidos, produtos vendidos, horas de trabalho da sua equipe, compromissos que eles tiveram, comissões que conquistaram, tudo que você precisa para administrar sua empresa.

Dica: analise suas estatísticas coletadas após o primeiro mês e veja de onde veio a maioria dos seus ganhos e quais membros da equipe forneceram a maior parte dos tratamentos. Esses dados serão úteis para gerenciar seus negócios e investir no que traz resultados.

Com essas informações, é hora de começar a gerenciar melhor seu salão de beleza: analise o desempenho de cada funcionário no final do mês e preste atenção especial a qualquer pessoa que esteja ficando para trás nas reservas de compromissos. Seria sensato discutir seus números com eles, seja claro para encontrar e corrigir quaisquer problemas antes que eles saiam do controle. Certifique-se de criar uma estratégia eficaz para gerenciar seu salão de forma eficiente, como usar o sistema de gestão do Versum. Implemente comissões por serviços e produtos que não estão vendendo muito bem, sua equipe será mais incentivada a vendê-los e você terá lucro com opções menos populares.

Assim, há muitos fatores a serem analisados e consideradores para se abrir um salão de beleza. Perguntas como “Quanto preciso para abrir um salão de beleza?” e “Como abrir um salão de beleza?” são apenas algumas das quais você terá que pesquisar e responder. Aqui trouxemos algumas dicas importantes, mas converse com donos de outros estabelecimentos de beleza e estética ou contadores para ser melhor auxiliado neste processo. Não se esqueça de usar um software de gestão especializado na indústria da beleza, como o Versum. Ele te ajudará (e muito!) na gestão de seu negócio desde o dia zero, otimizando seu tempo para dedicar a sua equipe, seus clientes e a fazer seu negócio crescer. Teste o Versum grátis agora!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]