Por que clientes mentem sobre seus cabelos?

Por que clientes mentem sobre seus cabelos?

Já aconteceu com você antes: uma nova cliente chega ao seu salão com a cabeça cheia de cabelos lisos e sonhando com cachos perfeitos. Eles juram que seu cabelo é virgem, nunca tocado antes, não processado e bom como novo. Então, você está separando o cabelo dela, enrolando-o em varetas (os famosos “bigudinhos”), fazendo todo trabalho de uma permanente. Aí você aplica a solução. Tudo parece bem … até que, alguns instantes depois, você está pegando um bigudinho e o soltando levemente para ver como estão as coisas. Você espera ver um leve redemoinho, apenas para encontrar um macarrão triste e derretido.

Você sabe imediatamente que seu cliente não foi honesto com você. Você conta até 10 várias vezes em sua mente, tentando controlar a situação, enquanto seu cliente faz uma birra do século. Você está compreensivelmente irritado com a situação, mas também muito confuso – por que seu cliente mentiria para você sobre o estado do seu cabelo? Vamos encontrar a resposta e a solução para evitar que isso aconteça.

Eles querem fazer o cabelo o mais rápido possível

Muitos clientes estão perfeitamente cientes de que, conhecendo a condição do seu cabelo, você os aconselharia a não fazer um tratamento específico. Mas eles querem muito que o penteado de seus sonhos seja feito – e querem que seja feito agora. Então mentem para você simplesmente porque não são pacientes o suficiente. Eles muitas vezes se convencem de que suas precauções são exageradas e que nada vai dar errado.

Claro, às vezes o cabelo leva o tratamento melhor do que esperamos, mas nem sempre é assim. O cabelo de um cliente pode sobreviver a um extenso branqueamento, mesmo com várias camadas de tingimento, outros podem se transformar em uma catástrofe. Como tudo orgânico, o cabelo é praticamente imprevisível, mas conhecendo os processos químicos de determinados tratamentos e certos ingredientes em seus produtos, cabeleireiros são capazes de julgar quais não devem ser feitos em um curto espaço de tempo um do outro. No entanto, alguns clientes apenas insistem que sabem o que é melhor.

O que fazer?

Nesse caso, é melhor seguir a política de teste de vertente. Antes de fazer qualquer tratamento químico (tingimento, branqueamento, relaxamento, permanente e assim por diante) em um novo cliente, convide-os para um teste. Ele determinará a adequação de seus cabelos para um determinado processo e ajudará a verificar detalhes específicos, como o tempo de processamento. Também é aconselhável fazer um teste cutâneo em caso de reações alérgicas (algumas delas podem ser muito graves e incluem inchaço extenso, náusea, vômito, desmaios e problemas respiratórios que podem levar à sérias complicações). O alarmante é que, mesmo clientes que não tiveram reações alérgicas podem desenvolvê-las uma hora depois. Embora os casos sejam raros, eles podem ser muito sérios.

Outros tipos de testes que você pode fazer incluem: um teste de elasticidade (para determinar a condição do córtex), teste de porosidade (para determinar a condição da cutícula) e teste de incompatibilidade (para determinar a presença de sal metálico). Você pode realizá-las se achar que o estado do cabelo do seu cliente é questionável, afinal, os testes não mentirão para você!

Eles acham que já passou tempo

Alguns clientes não mentem para você, eles só acreditam que os tratamentos que fizeram anteriormente já estão desbotados, então eles não importam. Na verdade, é um caso muito comum: os clientes ficam tão acostumados com o efeito do tratamento que nem percebem mais e, portanto, supõem que ele já tenha desaparecido. Eles não estão tentando enganar você, eles são apenas desinformados.

O que fazer?

Neste caso, seja muito específico ao perguntar sobre os tratamentos anteriores. Pergunte quanto tempo se passou desde que eles fizeram o cabelo e qual foi o tratamento. Mencione que você quer que eles sejam honestos e precisos, pois as informações são importantes. Explique que serviços específicos podem afetar um ao outro e esclarecer qual é o período de tempo seguro entre tais tratamentos.

Se for um cliente de seu salão há um certo tempo, basta verificar o histórico de compromissos e tratamentos em seu software para salão de beleza Versum. Um cliente pode ter esquecido a última vez que esteve no seu salão, mas o seu sistema certamente não!

Eles estão muito envergonhados com seus tratamentos caseiros

Lembra quando você era criança e você realmente queria cortar sua franja porque parecia ser a tendência mais quente por aí, mas sua mãe continuava dizendo não? Quando você finalmente pegou a tesoura e cortou sua franja sozinho o resultado foi horrível e você se arrependeu naquele mesmo instante. Quão envergonhado você estava ao contar para sua mãe a arte que fez?

É por isso que seus clientes podem querer esconder certos fatos sobre seu histórico de cabelos. Eles não querem que você, um profissional, julgue seus tratamentos, cortes e colorações mal sucedidos. Eles estão conscientes, pelo menos até certo ponto, que o que eles fizeram foi errado e, inclusive, estão envergonhados. Alguns podem até mesmo preferir arriscar mais a condição de seus cabelos do que confessar o que exatamente eles fizeram!

O que fazer?

Seja solidário, empático e permaneça elegante, não importa o que você ouça (e veja). Não seja crítico – sempre eduque, nunca critique! Mais uma vez, explique que os serviços afetam uns aos outros e que você tem que ter certeza de que o tempo suficiente passou desde que eles fizeram algo que influencia o estado do cabelo. Lembre-se de que, se você fizer com que o cliente se sinta mal com o que fez com o cabelo, provavelmente ele começará a evitar seu salão de beleza, ou até mesmo salões de cabeleireiros como um todo. Não deixe isso acontecer!

Eles realmente não têm idéia do que afeta tratamentos específicos

Por fim, alguns clientes nem mentem para você! Você é o especialista em cabelo, você está ciente das reações químicas que ocorrem durante tratamentos específicos. Mas muitos clientes não sabem que tratamentos passados ​​podem afetar os novos. Eles simplesmente não olham para os tratamentos capilares tão profundamente quanto você. Ou eles consideramque um tratamento de beleza não pode causar nenhum dano, ou ainda que um serviço que eles tiveram no passado não terá nenhuma influência sobre os futuros tratamentos de cabelo.

O que fazer?

Sempre faça consultas profundas com o cabelo como parte do seu serviço, especialmente se for um novo cliente, e anote tudo o que é significativo no seu software Versum. Você pode preparar uma planilha com perguntas para fazer a um cliente em sua primeira visita e compartilhá-lo com todos os seus funcionários. Dessa forma, você não se esquece de verificar detalhes ou mencionar qualquer dependência entre serviços.

Desonestidade do cliente ou pura falta de consciência podem facilmente arruinar o efeito do seu trabalho. Vocês dois jogam claramente no mesmo time, como você quer que seus clientes sejam sua vitrine ambulante e eles querem que seu cabelo pareça o mais lindo possível, mas eles ainda podem tentar enganá-lo. Aprenda a conversar com seus clientes de uma forma que eles possam entender seus verdadeiros motivos de ajudar e estarem cientes das coisas que podem causar sua indisposição para dizer a verdade. Faça consultas aprofundadas e sessões curtas de educação como parte do seu serviço. Além disso, consiga um ajudante digital que ajudará você a ter em mente todo o histórico do cabelo de seu cliente. Fique atento e experimente o software Versum hoje!

Teste Versum Grátis

[Total: 1    Média: 5/5]