Como a procrastinação prejudica seu salão?
A parte crucial de ser proprietário de uma empresa não é fazer as coisas, mas fazer as coisas certas. Você já se pegou fazendo apenas a parte agradável do seu trabalho e constantemente atrasando as responsabilidades desagradáveis ou simplesmente evitando-as? Você prefere ser um excelente especialista em beleza (cabeleireiro, esteticista, manicure, maquiador) a um proprietário de empresa? Você continua adiando tarefas vitais ao seu negócio?
A procrastinação é um problema que afeta muitos proprietários de salões de beleza, spas e clínicas de estética. Eles estão acostumados a trabalhar criativamente com os clientes, e ter que se tornar uma pessoa de negócios às vezes os faz se sentir sobrecarregados e desencorajados. Seria ótimo se você pudesse deixar de lado os problemas de gestão e se concentrar apenas na parte artística do seu trabalho, não?!
Infelizmente, esse modo de pensar pode prejudicar seriamente o seu negócio. Como você pode lutar contra o mal da procrastinação e quais ferramentas podem ajudá-lo a fazer isso?
Os perigos da procrastinação
Por mais duro que seja escutar isso, é verdade, sua empresa sofre toda vez que você atrasa uma atividade que deveria fazer. Se você evita contratar novos funcionários, ainda que esteja passando da hora, sua equipe fica sobrecarregada e, portanto, menos produtiva, desencorajada e mais propensa a cometer erros. Se você evitar a análise de relatórios, não entenderá suas entradas e saídas de caixa e, portanto, não terá ideia de como aumentar o lucro e minimizar os fatores que o atrapalham. Se você evita acompanhar o progresso de sua equipe, você não tem idéia de quais deles são seus funcionários que mais trazem retorno e quais estão constantemente fazendo trabalho vazio. Você não tem controle nem autoridade sobre seus negócios, falta de respeito da equipe e está perdendo dinheiro. Você vê o padrão?
A procrastinação também afeta sua saúde mental. Você pode viver em um estresse permanente, dolorosamente consciente de todas essas coisas que você deveria ter feito mas não fez. Normalmente, seu cérebro produz pequenas doses de estresse para mantê-lo motivado sempre que você deve fazer uma tarefa. Na mente de um procrastinador, essas doses de estresse se multiplicam constantemente e são difíceis de superar. Você se sente pior a cada dia que passa e é menos provável que você comece a fazer essas tarefas evitadas.
Como parar o ciclo?
Você tem que enfrentar o mal hábito de fingir que está tudo bem. Aqui estão algumas dicas que serão úteis:
1. Conheça suas tarefas
Soa óbvio, mas analisar cada tarefa vai ajudá-lo a pensar com mais clareza e a ver o caminho a seguir. Entenda o que exatamente você precisa fazer, quais são suas responsabilidades e suas urgências, e planeje suas ações de forma clara.
2. Seja honesto consigo mesmo
É perfeitamente ok que você não goste de fazer certas coisas. Persuadir-se a pensar de outra forma é praticamente inútil. Em vez disso, tente mudar sua maneira de pensar. Em vez de pensar em quanto você despreza uma determinada tarefa, pense nos benefícios de fazê-la e em como você se sentirá bem depois.
3. Faça a tarefa mais difícil primeiro
Use o entusiasmo que você tem no começo do dia e enfrente seu maior desafio primeiro. Você sabe bem que, quanto mais você adiar, menor a probabilidade de você fazer isso.
4. Simplesmente vá em frente
Acabe com as desculpas. Afaste-se de todas as distrações, saia do Facebook e pare de embaralhar os papéis na gaveta. Está na hora de finalmente cumprir suas responsabilidades.
5. Seja gentil consigo mesmo
Você já terminou suas tarefas, mas acha que poderia ter feito melhor? Tudo bem, você vai melhorar na próxima vez, o mais importante é que você finalmente as fez. Agora, dê uma pequena recompensa a si mesmo, prepare sua bebida ou sobremesa favorita e tenha orgulho de suas realizações.
Seu assistente pessoal
Felizmente, existe uma ferramenta que pode ajudá-lo com tarefas das quais você não gosta particularmente. Gerenciamento de funcionários, controle de estoque, campanhas de marketing, estatísticas financeiras, relatórios de progresso, e muitas outras. O Verso, o software de gerenciamento de clínica de estética e salão, tem tudo isso e muito mais. Contrate um ajudante profissional que nunca se cansará ou se intimidará. Confira como o Versum pode ajudá-lo a ser o gerente que seu salão precisa e não sofra mais os efeitos da procrastinação!